Publicado por: Ricardo Bochini | 18 de fevereiro de 2010

Muricy não resiste e cai no Palmeiras. Só ele é o culpado?

Por Diego Boscolo

Restrospecto de Muricy: 34 jogos, 13 vitórias, 11 empates e 10 derrotas

No meio do ano de 2009, a diretoria do Palmeiras acertava de maneira errada (SIC) na demissão de Luxemburgo. O técnico foi demitido ao falar que o centroavante Keirrison não jogaria mais no time dele. A diretoria alegou quebra de hierarquia e assim o comandante pegou as suas malas e se foi. Mas na verdade Luxa não vinha fazendo um bom trabalho desde a metade de 2007 e não tinha mais clima dentro do Palestra. A torcida já não o tolerava mais.

Então, o desconhecido trabalho de Jorginho apareceu e agradou. Mas a diretoria não quis apostar em um técnico jovem. Temia que a maionese desandasse e ai a pressão da torcida aumentasse. A mesma coisa ocorrida no início de 2007, quando a Mancha Verde pressionou para não trazer uma aposta. Na época Dorival Jr., (hoje um dos melhores técnicos do Brasil em minha opinião), já estava acertado com o Palmeiras, mas acabou não sendo contratado por pressão da maior torcida organizada do clube. Então veio o Luxemburgo, técnico experiente e com nome. Assim como o Muricy.

Muricy Ramalho, tri campeão brasileiro, assumiu o ofensivo time alviverde. O time que jogava pra frente foi mudando o seu estilo aos poucos. Perdeu jogadores importantes e acabou perdendo o campeonato e ficando até mesmo fora da Libertadores. Cipullo, diretor de futebol do Palmeiras, que nunca apoiou o Muricy (o técnico sempre foi bancado pelo presidente Belluzzo), disse após aquela derrota contra o Botafogo que custou a classificação ao torneio continental: “Estamos insatisfeitos com os resultados”. E mesmo assim o Muricy se manteve no cargo.

Começa a temporada 2010, jogadores da TRAFFIC vão perdendo espaço e quem ganha terreno são os jogadores da base. Muricy pede diversas contratações, mas elas não aparecem. Com o elenco reduzido, mas com boas peças para se disputar o Paulista, o técnico tri campeão brasileiro não consegue bons resultados e cai.

Em campo, o Palmeiras de Muricy em 2009 sofreu com a ausência de Mauricio Ramos e Pierre. Mas era visível a falta de vontade dos jogadores em campo. Em 2010 o problema persistiu. Já sem atacantes e com seus laterais em má fase, os jogadores em campo continuaram apáticos, andando em campo e desorganizados. Boicote?

Muricy pode não ter dado certo. Ele não é um técnico que costuma dar em curto prazo. É um técnico a longo prazo. Nesse período no Palmeiras, ele afastou diversos empresários, valorizou a base e mandou embora diversos bagres. Ele é um técnico totalmente oposto de Luxemburgo, por exemplo, e da maioria dos técnicos brasileiros.

Muricy nunca foi unanimidade no Palmeiras, mas a maioria da torcida sempre o apoiou. Ele nunca foi um primor tático e nunca foi de conversar muito com jogador. Esse é o estilo dele. Mas o fato é que esse elenco, que é muito mais qualificado que o São Caetano, o Santo André e o Botafogo-SP, não pode jogar tão mal e sem vontade.  Ele tem a sua parcela de culpa também, assim como a diretoria de futebol, que cedeu a pressão da torcida.

A diretoria errou ao contratar o Muricy pra suceder Luxemburgo / Jorginho. Muricy nunca teve um estilo ofensivo em seu padrão tático. E aquele time do Palmeiras em 2009 era ofensivo. Errou ao demitir o Muricy só agora. Se estavam insatisfeitos com o resultado no final do ano passado, já teriam demitido e começado o ano com o Dorival Jr. (que novamente já estava apalavrado  com o Palmeiras) que está fazendo um grande trabalho em um curtíssimo tempo lá no Santos, provando que é um excelente técnico. Acertou ao demitir o fraquíssimo Toninho Cecílio. Mas e o Cipullo? Ele é um dos grandes responsáveis pelo Palmeiras estar aonde está. E ele não caiu…

Mas agora, é seguir em frente. A diretoria de futebol deve apostar em Paulo Autuori, que está sem clube no lugar de Muricy. Ele é um técnico que já provou que não consegue montar um elenco. Técnico dos times feitos. Quando pega um time feito, consegue melhorar o time. E esse time do Palmeiras não está feito. Como será que ele vai se sair? Vitorioso, ele é. Essa seria uma boa opção no lugar do Jorginho em 2009…

 Créditos da Imagem: www.globoesporte.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: