Publicado por: rdevienne | 10 de fevereiro de 2010

Bellucci vence ATP de Santiago e o tênis brasileiro respira novos ares

No último domingo, dia 7 de Fevereiro, Thomaz Bellucci sagrou-se campeão do ATP 250 de Santiago, no Chile, sendo este seu 2° título profissional no circuito ATP Tour. O primeiro havia sido em Gstaad na Suíça, ano passado. De quebra, o tenista paulista pulou 7 posições  no ranking de entradas da ATP, assumindo o 28° posto, recorde em sua carreira.

A campanha de Bellucci em Santiago foi impecável, passando por tenistas de muita tradição no circuito. Logo na primeira rodada, teve de enfrentar o equatoriano Nicolas Lapentti, ex-número 6 e algoz de Thomaz e do Brasil na Copa Davis do ano passado. Ao superar Lapentti (3/6, 6/1 6/1), veio o chileno Paul Capdeville, tenista com menos tradição, porém da casa. Nova vitória suada de virada (5/7, 6/4 7/5). Após o chileno, o novo desafio foi o argentino “encardido” Eduardo Schwank. Mais uma vez uma partida muito complicada para o brasileiro, porém a vitória mais tranquila no torneio, com um duplo 6/4. A semifinal prometia então ser um grande jogo, uma vez que Bellucci iria enfrentar o cabeça de chave número 1 do torneio, e tenista da casa Fernando González, finalista do Australian Open anos atrás, medalista de ouro olímpico em Atenas, recentemente top ten e atual número 11 do ranking de entradas. Quase como uma marca registrada no torneio, Thomaz venceu de virada (3/6, 6/4 6/3) e conquistou sua maior vitória na carreira até então, atingindo a final do certame chileno. Na final, o desafiante foi o argentino Juan Mônaco, dono do 28° posto no ranking da ATP até então. Com um 1° set praticamente impecável, Thomaz surpreendeu o argentino com um 6/2 sem muitas dificuldades. Já no 2° set, o argentino é quem não deu chances e deu o famoso “pneu” no brasileiro. Após um incío de 3° set complicado, onde o argentino teve alguns break points a seu favor, Thomaz conseguiu retomar o controle da partida, conquistou uma quebra de saque no 7° game e então administrou até fechar em 6/4.

Em Santiago, acima de tudo, pudemos notar uma grande evolução física e mental de Bellucci. Esta será uma temporada em que ele deverá firmar-se de vez como um tenista top do circuito, e principalmente nesta época do ano, quando a grande maioria dos torneios são disputados no piso de saibro. Nos anos anteriores, era nítida a queda de rendimento dele nos últimos sets das partidas, principalmente nos Grand Slams, torneios disputados em melhor de 5 sets. Seu próximo desafio já será essa semana, onde ele deverá defender o vice-campeonato conquistado ano passado no Brasil Open na Costa do Sauípe, Bahia. Seus maiores adversários serão Juan Carlos Ferrero, espanhol campeão de Roland Garros e ex-número 1 do ranking, Albert Montañes, Igor Andreev e Richard Gasquet.

Junto à Tiago Fernandes, vencedor do Australian Open juvenil poucas semanas atrás, o tênis brasileiro vislumbra então uma nova era, com tenistas mais competitivos nos grandes torneios da ATP, fato que não ocorre desde a Era Guga e Meligeni, salvo lapsos de bons torneios de Saretta e Ricardo Mello no período de vacas magras do tênis brasileiro. Outra grata surpresa na última semana foram João Souza, o Feijão que chegou à semi final em Santiago. Já Thiago Alves avançou uma rodada na África do Sul. Creio que os tenistas devem mesmo buscar se aventurar nos torneios grandes, de nível ATP ao redor do mundo, assim como fez Ricardo Hocevar que furou o qualy do Australian Open no começo do ano. 

Fonte da imagem: www.globoesporte.com

Fonte das notícias: www.globoesporte.com e www.atpworldtour.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: